Valorização Funcional

Valorização Funcional
Risco a Vida e PCCS.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Terror – Elementos Armados invadem Guamaré para cometer

A PM desconfia que o alvo dos bandidos era o Banco do Brasil. O fato aconteceu por volta das 02h00min da madrugada desta quinta (30) na cidade de Guamaré.

Tenente QOPM Silva Neto e Subtenente PM  Carlos "Na batalha"

Ação - Uma quadrilha composta com vários homens encapuzados, usando luvas, roupas pretas, e armados de fuzis e pistolas agiu com em Guamaré. Todo terreno foi preparado para a ação criminosa; os bandidos espalharam grampos na pista nas proximidades da comunidade de Baixa do meio, na COHAB e também na estrada do óleo que dá acesso a cidade de Guamaré.

Dois carros com vários homens chegaram a Rua Noé Nunes da Silveira, bem no centro da cidade, se depararam com uma viatura da guarda municipal que fazia a ronda ostensiva, daí os guardas desconfiaram e se aproximaram com o intuito de identificar os carros suspeitos, porém foram surpreendidos pelo o grupo que efetuou vários disparos em direção a viatura, momento este, que os Guardas Municipais saíram do local se defendendo dos tiros e  pediram apoio a policia militar.

Policiamento de Macau e João Câmara estiveram

desde as primeiras horas da manhã trabalhando na região em busca

de informações que levassem aos indivíduos

Enquanto isso:

Grampos pontiagudos colocados pela quadrilha na pista

O bando fez de refém o vigia patrimonial noturno que viveu momentos de tensão dentro do carro dos bandidos, ele foi solto na fuga no distrito de Salina da Cruz a 3 km da sede do município.

Preocupados, os bandidos iniciaram uma perseguição à viatura da guarda municipal. Fugindo da fúria da quadrilha, o carro da guarda  adentrou na orla do Rio Aratuá, subiu o canteiro parou dentro do mangue, e amedrontados temendo uma execução os homens da Guarda Municipal,  que não quiseram seus nomes divulgados, saíram da viatura correram de mangue a dentro e se esconderam dentro da água salgada e folhagem enquanto chegava o reforço policial, os bandidos continuaram atirando com armas de calibre 380 e 12.

Quando o subtenente Luiz Carlos de Souza saiu de Baixa do Meio em seu carro para dá apoio a guarnição, ao entrar na RN 401, ele foi surpreendido com os grampos pontiagudos na pista, tendo os quatros pneus furados, os policias, Sargento Dimas e o soldado Calisto deram apoio ao responsável pelo o destacamento de Guamaré e foram atender a ocorrência. 

No mesmo momento a viatura do GTO de Macau também teve os pneus furados ao entrar na RN 221, outra viatura deu apoio ao Grupo Tático de Operações. Fato este que os bandidos ganharam tempo e fugiram, desistido de persistir na ação. A Polícia desconfia que a desistência do assalto fosse temendo um confronto com a Polícia, haja visto que numa ação desta natureza na área da 1ª CIPM  a possibilidade de uma troca de tiro e morte de bandidos é inevitável.

Viatura da GM alvejada pelos bandidos

Lembrando que os Guardas municipais saíram do mangue após a chegada da PM, isso por volta das 5h da manhã quando se sentiram seguros da proteção policial, apesar dos momentos de pânico eles estão bem. Segundo o Subtenente Luiz Carlos de Souza, responsável pelo o destacamento de Guamaré, os acusados fugiram em dois veículos, mas diante da filmagem das câmaras, há um terceiro carro suspeito. As câmeras de segurança de comércios e da orla registraram toda a ação do bando na madrugada de ontem em Guamaré, com isso talvez facilite pra polícia a identificação dos elementos.

Major Fernandes não descansará enquanto não localizar
a quadrilha

O Major Fernandes determinou que os policiais realizassem buscas nos locais suspeitos de esconderijos pela região. 1º Tenente Silva Neto responsável pelo policiamento desde as primeiras horas da manhã já fez toda varredura na região em busca de pistas sobre a quadrilha. O Major Fernandes enviou policiamento extra para a cidade de guamaré para garantir mais segurança a população, já  que a população ainda se encontra assustada.

NOTA DO BLOG: Ressaltamos que o bandido só terá sua vida preservada enquanto não coloca a vida do policial ou qualquer outra pessoa civil em risco. Perante a lei no Brasil, temos que preservar a vida de ambas as partes “seja do delinquente ou da pessoa de bem”. Em caso de flagrante deve-se  recambiar a pessoa a Delegacia para os procedimentos legais, porém, em caso de resistência com troca de tiros, a preservação da vida do policial e da sociedade tem prioridade. Talvez este tenha sido o motivo o qual a quadrilha desistiu de enfrentar os policiais, também  por se encontrar na área da 1ª CIPM/Macau onde a polícia militar se dedica ao trabalho 24h, sair ilesos nesta situação não era fácil para a quadrilha. Fizeram bem em fugir! E se voltarem há riscos, melhor não arriscar.

Informações e fotos: Guamaré em Dia

Postado por Sargento PM Sandra

SARGENTO SANDRA

Nenhum comentário: