Valorização Funcional

Valorização Funcional
Risco a Vida e PCCS.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Política Pública de Segurança Municipal, um direito, uma necessidade urgente!

 

clip_image002

O município de Poço Banco segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE tem atualmente uma população acima de 14.000 habitantes é a segunda maior cidade da região do Mato Grande, além de estar a pouco mais de 40 minutos da capital do estado, esta próxima a duas grandes cidades Ceará-Mirim e João Câmara.

Assim como a maioria das pequenas cidades vitimas da deficiência no aparato de segurança do estado, Poço Branco passa por sérios problemas de insegurança e violência, fato e que parte da responsabilidade pelos problemas vivenciados no município está lidado a falta de uma política de segurança municipal, já que os prefeitos não colocam como prioridade o enfrentamento aos problemas de (in)segurança e violência, já que convenientemente para os prefeitos essa e uma “responsabilidade do estado”.

No entanto, a Constituição (1988) estabelece (capitulo II art. 6º) a segurança como um direito social e pelo fato da segurança pública ser um serviço essencial de função própria da administração pública está intimamente relacionado com as atribuições do Poder Público e não pode ser delegado, e ainda corrobora a questão dizendo que a segurança pública e dever do estado que e representado pela União, ou seja, Distrito Federal, Estados e Municípios (CF 1988. Capítulo III Art.144).

Portanto analisando os planos de governo dos candidatos a pretenso futuro prefeito não percebemos nem uma iniciativas que busque implementa uma política clara e sustentável de segurança e de enfrentamento a violência, nos decepcionamos pois infelizmente não são condizentes com as reais necessidades de um município com as características que tem Poço Branco.

E por ser esse um tema que interfere fundamentalmente nas relações sociais e no desenvolvimento do município que estamos disponibilizando uma forma de interferir propositiva e positivamente neste processo servindo de interlocutor entre a sociedade e os futuros candidatos através de questões objetiva sobre o tema Segurança Pública Municipal.

Se você tivesse alguma pergunta para os candidatos a prefeito de poço branco tendo a segurança pública municipal como tema, participe deixando sua pergunta no mural de recados ou pelo e-mail oguardiaogmpb@gmail.com e faremos seu questionamento chegar ate os candidatos e publicaremos suas respostas aqui no blog.

O Guardião.

Nenhum comentário: